Pular para o conteúdo principal

O adeus de um gênio

Os gênios ficam na história por um feito, seja na música como Beethoven, Kant na filosofia ou William Shakespeare e suas belas poesias. Assim também é no futebol. Eles ficam na história seja como maior goleador, por ter inventado aquele drible... Feito aquele gol... Muitos desses gênios do futebol nós conhecemos por histórias e vídeos. Mas para nossa sorte no futuro vamos poder falar sobre Alex Ferguson. Diferente do poeta que descrevia sentimentos, Alex Ferguson fez o seu time causar sentimentos de euforia nos torcedores. Se Beethoven mesmo surdo foi capaz de compor belas canções, Ferguson regia seu time em única sintonia, independente de quem era escalado. Kant foi um dos maiores filósofos da história, Sir. Ferguson, um dos maiores treinadores da história. Odiado por muitos torcedores, Ferguson nunca foi perfeito, quem é? Errou na escalação, em contratações, em declarações. Mas ninguém pode negar que ele é um gênio.
27 anos no comando de um único time. 38 títulos conquistados. Ferguson soube renovar a cada temporada. Soube repor a cada jogador que saia. Nunca deixou o clube dependente de um jogador. Para ele o United era mais que um clube, era sua vida. Aos 71 anos, o velhinho de cabelos brancos e que adora um chiclete vai se aposentar.

Ele já fez muita história, e no futuro quando seu filho, seu neto, entrar no Wikipédia para ler a história do Manchester United, Sir. Alex Ferguson estará lá, não apenas como um mero coadjuvante, mas como um dos protagonistas da história de um grande clube.

TEXTO: IONE FREITAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A rápida ascensão do Grêmio Barueri

A década de 2000 foi um período de grandes glórias para os times do estado de São Paulo. O São Caetano chegou à final de uma Libertadores, Santos André e Paulista sendo campeões da Copa do Brasil, o mesmo Paulista e seu rival Ituano por pouco não chegando na Série A do Brasileiro, entre outras campanhas de destaque. Mas hoje iremos falar sobre um time que teve um sucesso muito rápido, e um descenso melancólico, falaremos do Grêmio Barueri, um time que chegou até a Série A nacional, e hoje não joga nem a segunda divisão paulista. Fernandinho, um dos principais astros daquele time de 2009 O INÍCIO DA ARRANCADA O Grêmio Recreativo Barueri foi fundado lá em 1989, mas só começou a jogar no profissional em 2001, a Série B3(sexta divisão naquela época) do Paulistão. E foi subindo, subindo, subindo, até que em 2006 foi campeão da Série A2, e conseguiu uma vaga para a Série C do nacional. Sendo o orgulho da cidade que nunca teve algo tão extraordinário, o clube(que já era empresa, mas ...

Corinthians- Da Série B ao Mundial

Aqui é um espaço onde eu posso expressar meus sentimentos certo? Então hoje vou escrever sobre o Corinthians, que saiu da Série B, e está em busca do Bi-Mundial. Tudo começou no ano de 2007. Um Corinthians forte taticamente, mas que não conseguiu ter as vitórias, e caiu pra segunda divisão. O dia é 02-12-2007, três clubes com grandes chances de cair: Corinthians, Goiás e Paraná. Todos os jogos começaram as 16 horas, pra não haver desavenças. Paraná joga contra o Vasco, e perdeu por 3 a 0. O Goiás jogou contra o Internacional, e ganhou por 2 a 1, com uma "ajudinha" do bandeirinha. E o Corinthians? Contra o Grêmio, empatou por 1 a 1. Corinthians estava rebaixado. Protestos? Quebração de estádio? Não! Apoio! Aquilo foi surpreendente demais, após o apito final, a torcida do Corinthians, ao invés de protestar, quebrar tudo, apoiou mais do que nunca. Foi nesse dia, que veio a famosa canção do "Eu nunca vou te abandonar". Tudo tinha acabado ali, não tinha de onde tirar for...

Ex-Jogadores #3

Chegamos a mais uma edição dos Ex-Jogadores. Vamso falar sobre o baixinho Romário. Romário de Souza Faria foi um jogador muito cobiçado por times do Brasil e do Mundo. Ele passou pelo Vasco, PSV, Barcelona, Flamengo, Valência, Vasco, Fluminense, Al-Sadd, Fluminense, Vasco, Miami, Adelaide United, Vasco e América(RJ). Passou pela seleção brasileira em 70 oportunidades. Ao todo ele jogou 594 jogos, seleção e clubes. Ao todo eles ganhou 47 títulos. Hoje é Deputado Federal pelo Rio de Janeiro pelo PSB. Ele continua sendo um empresário, com 46 anos(1966). Romário jogou pelo Barcelona e fez 34 gols em 46 jogos.