Pular para o conteúdo principal

A rápida ascensão do Grêmio Barueri

A década de 2000 foi um período de grandes glórias para os times do estado de São Paulo. O São Caetano chegou à final de uma Libertadores, Santos André e Paulista sendo campeões da Copa do Brasil, o mesmo Paulista e seu rival Ituano por pouco não chegando na Série A do Brasileiro, entre outras campanhas de destaque. Mas hoje iremos falar sobre um time que teve um sucesso muito rápido, e um descenso melancólico, falaremos do Grêmio Barueri, um time que chegou até a Série A nacional, e hoje não joga nem a segunda divisão paulista.
Resultado de imagem para grêmio barueri 2009
Fernandinho, um dos principais astros daquele time de 2009

O INÍCIO DA ARRANCADA
O Grêmio Recreativo Barueri foi fundado lá em 1989, mas só começou a jogar no profissional em 2001, a Série B3(sexta divisão naquela época) do Paulistão. E foi subindo, subindo, subindo, até que em 2006 foi campeão da Série A2, e conseguiu uma vaga para a Série C do nacional. Sendo o orgulho da cidade que nunca teve algo tão extraordinário, o clube(que já era empresa, mas não tinha isso no nome) e a prefeitura de Barueri fizeram uma parceria na qual envolvia muito dinheiro. No mesmo ano de 2006, o time Abelhão conseguiu o acesso a segunda divisão do Brasil, fazendo esse, o sexto acesso em seis anos, o segundo no ano. Jogou a Série B em 2007, mas ficou apenas com o 13º lugar.
O ACESSO
Chegando em 2008, no campeonato Paulista, o clube ficou em sexto lugar, sendo classificado ao Torneio do Interior. Enfrentou o Ituano na semi final, eliminando na semi final, e na final, goleando e sendo campeão contra o Noroeste. Chegando a Série B, várias pedreiras. São Caetano, Juventude, Ponte Preta, América-RN, Fortaleza, e o Corinthians. Jogando na Arena Barueri, o time azul fez bonito. De 38 jogos, venceu 20, empatou 3 e perdeu 15. Tinha como estrelas o atacante Pedrão, que até hoje é o maior artilheiro da história do clube paulista, o volante Ralf, o meia Thiago Humberto e o atacante Fernandinho, um elenco histórico. Terminou aquele ano com um quarto lugar conquistado com antecedência, e subindo para a primeira divisão nacional no ano seguinte.
Resultado de imagem para gremio barueri 2008
Em 2008, o Barueri enfrentou o Corinthians pela Série B
O ÁPICE
Toda essa história chega a um ano mágico. Foram 8 anos de sua profissionalização para sua maior conquista e na qual é motivo de orgulho por toda cidade. Era algo inédito, uma equipe tão nova enfrentar equipes de primeiro escalão do futebol nacional. Durante o torneio, venceu fora de casa Coritiba e Cruzeiro, 2 a 1 e 4 a 2 respectivamente. Em casa, goleou Atlético Mineiro, Avaí, Botafogo, Internacional e Vitória, e de novo surpreendia. Em certo ponto do campeonato, chegou a ficar entre o 4 primeiros da tabela, mas acabou caindo de posições. Acabou a sua campanha histórica em 11º, com 12 vitórias, 13 empates e 13 derrotas, ficando a frente de Santos, Botafogo e Fluminense. A campanha, aliás, lhe rendeu uma vaga na Copa Sul-Americana do ano seguinte. 
Imagem relacionada
Ralf, um dos principais jogadores do Grêmio Barueri
HOJE EM DIA
Hoje, sem patrocínio, investidor e nem investimento da prefeitura, o time entrou em uma crise financeira a ponto de não conseguir jogar na Arena Barueri, casa do Abelhão. Não jogou nem a Segunda Divisão do Paulista, a quarta e última do estado de São Paulo. Em 2016, na Série A3, o time perdeu todos os jogos daquele torneio, inclusive de 10 a 0 pro Noroeste. Quem manda os jogos na Arena é o Oeste, que tem parceria com o Audax. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humor #55 - Bitch, Please

Ronaldo é fenômeno, literalmente

Clássicos #1 - Palmeiras vs Corinthians

Começa hoje, o quadro Clássicos. é um resumo de todos os clássicos que acontecem nesse brasileirão. Eu iria começar no #SanSão mas foi muito em cima da hora, e nem deu pra pesquisar legal. Então começa com o maior clássico brasileiro. Esses tempos atrás, foi eleito como o nono maior clássico do mundo! Então há de que se orgulhar. Acho que o que mais lembra, foi aquele histórico jogo onde o famoso Edílson, fez a embaixadinha, e os jogadores do Palmeiras ficaram furiosos. O fato aconteceu pela zoação dos alvi-verdes que tinham eliminados os alvi-negros na quarta-feira pela Libertadores. Foi uma pancadaria só. Outro jogo também que marcou a história desse clássico, foi a semi-final em 2000, pela própria Libertadores. Aquele jogo foi inesquecível. Eu não tinha nem noção do que era futebol na época, mas vi o sofrimento corinthiano. Agora uma alegria para a Fiel Torcida. Quem não lembra de 2011, Corinthians e Palmeiras, por duas vezes foi grandes decisões. A primeira, pelo Paulistão. O Palme