Pular para o conteúdo principal

Futebol interior em acensão ou o da Capital e do Litoral em descenso?

ANTES DE MAIS NADA: prometi a vocês que iria continuar postando aqui, mas não foi possível, motivo é falta de tempo. Peço desculpa a todos. Vou tentar postar de vez em quando ainda!

      Não é de hoje que isso é assunto no blog. Mas então, o que está havendo com os times grandes? E o que mais me intriga? O que está acontecendo com os times do interior? Bom, as campanhas de Santos, São Paulo e Corinthians no brasileiro do ano passado foram horrendas. A do Santos era prevista pelo fato de que a saída do Neymar para o Barcelona-ESP ajudou muito. Mas e a do São Paulo? E a do Corinthians? A expectativa para o Tricolor Paulista era de mudança total. Apesar de ter ganho a Sul-Americana em 2012, o ano em si não foi bom. A saída do Lucas ajudou com o fracasso? Talvez, mas não muda nada quando se tem Paulo Henrique Ganso no elenco. Luís Fabiano, novamente, deixou seu legado que vem se construindo nas últimas temporadas mais convincente, ao ser chamado de "pipoqueiro". Seus inúmeros cartões, tanto amarelos quanto vermelhos, impediram ele de mostrar seu bom futebol apresentado no Sevilla e até mesmo no São Paulo antes de ir para a Europa. Os pênaltis perdidos pelo LF9 também aumentaram sua má fama.          Seu rival da Zona Leste da capital paulista foi pior ainda! Após um 2012 cheio de glórias, com a Libertadores e o Mundial, ganhos em cima de Boca Juniors-ARG e Chelsea-ING, times de grade tradição, tudo o que se esperava era que o time se desse bem em 2013. Isso não aconteceu. Foi totalmente o contrário. O clube decepcionou na Libertadores, em partes, o Amarilla tem culpa, mas não tira a falta de futebol do time na competição. No Paulista, até que foi bem, campeão em cima do Santos. Na Recopa, apesar de apenas dois jogos, ganhou ambos, o primeiro por 2 a 1 e o segundo por 3 a 2, contra o rival da Zona Sul paulistana. Mas o brasileiro foi péssimo! Jogos sonolentos, que deixaram a desejar. A torcida até tentou apoiar, mas nada adiantou. Resultado: demissão do técnico com mais glórias da história do clube!
      Nisso, acabou o ano. Santos, São Paulo, Corinthians, e até agora o não citado Palmeiras, queriam um ano novo. Diferente do 2013. Conseguiram. o Santos, fez a melhor campanha do Paulista até aqui. O Palmeiras fez a segunda melhor campanha. Já São Paulo e Corinthians não tiveram a mesma sorte. O São Paulo até classificou, mas perdeu nas quartas de final pro Penapolense! Já o Corinthians, nem isso. Não passou da primeira fase, eliminado pelo Ituano. O problema está lá em cima, desde a presidência! Um já partiu. Juvenal Juvêncio anúnciou que vai deixar o São Paulo, já Mario Gobbi não se pronunciou, apenas disse que vai manter o técnico.
        Mas nisso tudo, tem uma pitada de sapecagem dos clubes do interior. Vimos nesse Paulista que Três clubes considerados pequenos, mostraram sua gigante marca na edição de 2014 do estadual. Além dos já citados Penapolense e Ituano, o Botafogo de Ribeirão Preto também surpreendeu. A Penapolense eu falo com convicção que fez talvez a vitória mais importante da história do clube! O Botafogo-SP fez seu papel, jogou dentro de suas limitações e ficou com a vaga pras quartas. Já o Ituano, não falando como torcedor que sou, mas sim como jornalista(ou tentando ser um), que jogou como a alma! Jogou dentro e fora de suas limitações. Resultado: o time chegou as quartas de final, eliminando o Corinthians! Mas passado tudo isso, o Ituano eliminou o Botafogo nas quartas, 0 a 0 no tempo normal e 4 a 1 nos pênaltis, e o Penapolense eliminou o São Paulo, pelo mesmo placar no tempo normal e 5 a 4 nos pênaltis! 
        As semi finais ocorrem neste domingo(30), entre Santos e Penapolense, ás 16h(horário de Brasília) na Vila Belmiro, com transmissão da Rede Globo e da TV Bandeirantes, e Palmeiras e Ituano, ás 18h30(horário de Brasília), no Pacaembu, com transmissão do Sportv. 
        Antes de terminar, será que Ituano e Penapolense podem surpreender e passar esses dois gigantes do futebol brasileiro? Não vejo motivo de não acreditar nisso. Ituano talvez com mais chances do que o Penapolense, mas quem sabe não acontece isso né?! 
Ituano comemora a classificação para a semi-final, diante do Palmeiras(Foto: Reprodução/Site do Ituano)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humor #55 - Bitch, Please

Ronaldo é fenômeno, literalmente

A rápida ascensão do Grêmio Barueri

A década de 2000 foi um período de grandes glórias para os times do estado de São Paulo. O São Caetano chegou à final de uma Libertadores, Santos André e Paulista sendo campeões da Copa do Brasil, o mesmo Paulista e seu rival Ituano por pouco não chegando na Série A do Brasileiro, entre outras campanhas de destaque. Mas hoje iremos falar sobre um time que teve um sucesso muito rápido, e um descenso melancólico, falaremos do Grêmio Barueri, um time que chegou até a Série A nacional, e hoje não joga nem a segunda divisão paulista. Fernandinho, um dos principais astros daquele time de 2009 O INÍCIO DA ARRANCADA O Grêmio Recreativo Barueri foi fundado lá em 1989, mas só começou a jogar no profissional em 2001, a Série B3(sexta divisão naquela época) do Paulistão. E foi subindo, subindo, subindo, até que em 2006 foi campeão da Série A2, e conseguiu uma vaga para a Série C do nacional. Sendo o orgulho da cidade que nunca teve algo tão extraordinário, o clube(que já era empresa, mas

Clássicos #1 - Palmeiras vs Corinthians

Começa hoje, o quadro Clássicos. é um resumo de todos os clássicos que acontecem nesse brasileirão. Eu iria começar no #SanSão mas foi muito em cima da hora, e nem deu pra pesquisar legal. Então começa com o maior clássico brasileiro. Esses tempos atrás, foi eleito como o nono maior clássico do mundo! Então há de que se orgulhar. Acho que o que mais lembra, foi aquele histórico jogo onde o famoso Edílson, fez a embaixadinha, e os jogadores do Palmeiras ficaram furiosos. O fato aconteceu pela zoação dos alvi-verdes que tinham eliminados os alvi-negros na quarta-feira pela Libertadores. Foi uma pancadaria só. Outro jogo também que marcou a história desse clássico, foi a semi-final em 2000, pela própria Libertadores. Aquele jogo foi inesquecível. Eu não tinha nem noção do que era futebol na época, mas vi o sofrimento corinthiano. Agora uma alegria para a Fiel Torcida. Quem não lembra de 2011, Corinthians e Palmeiras, por duas vezes foi grandes decisões. A primeira, pelo Paulistão. O Palme