Pular para o conteúdo principal

O dia que o Atlético Sorocaba foi jogar na Coréia do Norte

O futebol, de vez em quando, nos trás notícias surpreendentes. Nesse caso, um amistoso que seria disputado. O ano era 2007. Começava as eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Entre quem iriam disputar, estavam as grandes seleções do ocidente, como Japão, Coréia do Sul, Irã, e pela primeira vez, a Austrália(isso fica pra outro dia). E tinha as seleções menores, como Iraque, Tailândia, China, e o astro desse post: a Coréia do Norte.
                                              POR QUE SERIA INUSITADO?
Após a guerra das Coreias, a parte norte se fechou totalmente. Tornando-se uma pesada ditadura, o país asiático se tornou o mais fechado de todos, tendo hoje, cerca de 600 computadores com o acesso a internet, sendo todos do governo ditatorial. Essa exclusão trouxe uma das maiores pérolas da internet, quando o Não Salvo transformou um falso canal no YouTube sendo um backup de um jornal estatal. Outras informações você pode ler nesse link aqui.
Resultado de imagem para coreia do norte copa de 2010
                                         Imagem que ficou marcada em 2010: o choro norte-coreano                                             
                                             SITUAÇÃO NORTE-COREANA
A seleção alvirubra já tinha disputado a Copa do Mundo, lá em 1966, na Inglaterra, e vencendo a, até então, bicampeã mundial, Itália, por 1 a 0. Mas, voltemos a 2007.
Na primeira fase, enfrentou a Mongólia em dois jogos, vencendo ambos por 4 a 1 e 5 a 1, respectivamente, se classificando direto pra terceira fase. Chegando lá, classificou-se com a mesma pontuação da sua rival política, Coréia do Sul, com 12 pontos cada. Já na quarta fase, faltava pouco pra ir para o continente africano.
No grupo B, tinha dificuldades, com Arábia Saudita, Irá, Emirados Árabes Unidos e Coréia do Sul. E novamente, ficou em segundo, se classificando diretamente para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, após 44 anos sem jogar o torneio mundial.
Resultado de imagem para coreia do norte na copa do mundo 2010
                                  Brasil x Coreia do Norte na Copa do Mundo de 2010                                           
                                              O PEQUENO PAULISTA
Aí é que entra o modesto Atlético Sorocaba. Disputou campeonatos paulista, campeonatos brasileiro, Copa do Brasil, tendo como maior título a Copa Paulista de 2008. Seu presidente, Heung Tae Kim, tinha ligações com o principal investidor, o Reverendo Moon(que acabou falecendo em 2012), que tinha raízes na Coréia do Norte. Então, o presidente Kim, quis homenageá-lo, marcando o amistoso em terras comunistas.
Imagem relacionada
Atlético Sorocaba em terras norte-coreanas                                                  
                                                         O JOGO
Em um jogo bem improvável na qual envolvia uma seleção e um time da segunda divisão do paulista, o time brasileiro, que tem como uniforme principal a cor amarela, foi confundido com a seleção canarinho(ou seria de propósito?), e no placar acabou ficando Coréia do Norte x Brasil.
Existem poucos relatos de como foi o jogo, já que foi feito em território norte-coreano, portanto, não houve nem transmissão. Alguns lances foram gravados e enviados ao Brasil para a cobertura da imprensa, e o que foi visto foi que o goleiro asiático trabalhou bastante, e houve um domínio do time de São Paulo. Apesar disso, o placar acabou em 0 x 0, mesmo com um estádio em Pyongyang abarrotado de gente, com cerca de 80 mil pessoas dentro do local, mais 30 mil fora dele.
Resultado de imagem para atletico sorocaba coreia do norte jogo
O placar eletrônico marcava Coréia do Norte x Brasil(Uol Esportes)
                                             SEM ELETRÔNICOS
Durante a estadia, os jogadores, comissão e diretoria ficaram sem seus celulares, jogos eletrônicos e afins, já que era extremamente proibido qualquer tipo de tecnologia na qual se comunica com o "mundo externo" dentro de território coreano. "Eles tiraram tudo, celular, notebook, tudo que pudesse dar acesso a internet", disse Leandro da Silva, na época, lateral do time sorocabano.
Apesar disso, a relação entre o clube brasileiro e o país sempre foi boa, mesmo com a morte de seu principal investidor.
                                            OS TIMES HOJE EM DIA
A seleção da Coreia do Norte não tem mais chances de se classificar para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, foi eliminada na segunda fase das eliminatórias, ficando em segundo no grupo H, atrás do Uzbequistão. Já o time do Atlético Sorocaba tirou licença das competições que poderia disputar em 2017(campeonato Paulista da Série A3 e a Copa Paulista), e dificilmente voltara a jogar em 2018, devido a uma crise financeira sem limites, que começou quando os investimentos do Reverendo Moon acabaram.

Resultado de imagem para atletico sorocaba 2017
CT do Atlético Sorocaba, que hoje, está de portas fechadas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humor #55 - Bitch, Please

Ronaldo é fenômeno, literalmente

A rápida ascensão do Grêmio Barueri

A década de 2000 foi um período de grandes glórias para os times do estado de São Paulo. O São Caetano chegou à final de uma Libertadores, Santos André e Paulista sendo campeões da Copa do Brasil, o mesmo Paulista e seu rival Ituano por pouco não chegando na Série A do Brasileiro, entre outras campanhas de destaque. Mas hoje iremos falar sobre um time que teve um sucesso muito rápido, e um descenso melancólico, falaremos do Grêmio Barueri, um time que chegou até a Série A nacional, e hoje não joga nem a segunda divisão paulista. Fernandinho, um dos principais astros daquele time de 2009 O INÍCIO DA ARRANCADA O Grêmio Recreativo Barueri foi fundado lá em 1989, mas só começou a jogar no profissional em 2001, a Série B3(sexta divisão naquela época) do Paulistão. E foi subindo, subindo, subindo, até que em 2006 foi campeão da Série A2, e conseguiu uma vaga para a Série C do nacional. Sendo o orgulho da cidade que nunca teve algo tão extraordinário, o clube(que já era empresa, mas

Clássicos #1 - Palmeiras vs Corinthians

Começa hoje, o quadro Clássicos. é um resumo de todos os clássicos que acontecem nesse brasileirão. Eu iria começar no #SanSão mas foi muito em cima da hora, e nem deu pra pesquisar legal. Então começa com o maior clássico brasileiro. Esses tempos atrás, foi eleito como o nono maior clássico do mundo! Então há de que se orgulhar. Acho que o que mais lembra, foi aquele histórico jogo onde o famoso Edílson, fez a embaixadinha, e os jogadores do Palmeiras ficaram furiosos. O fato aconteceu pela zoação dos alvi-verdes que tinham eliminados os alvi-negros na quarta-feira pela Libertadores. Foi uma pancadaria só. Outro jogo também que marcou a história desse clássico, foi a semi-final em 2000, pela própria Libertadores. Aquele jogo foi inesquecível. Eu não tinha nem noção do que era futebol na época, mas vi o sofrimento corinthiano. Agora uma alegria para a Fiel Torcida. Quem não lembra de 2011, Corinthians e Palmeiras, por duas vezes foi grandes decisões. A primeira, pelo Paulistão. O Palme