Pular para o conteúdo principal

Interior paulista é o maior?

Que o futebol brasileiro é uma grande surpresa, todo mundo sabe, mas que o futebol do interior é maior do Brasil, já é uma discussão bem difícil de saber quem ganha. 
Desde o Bangu, no Brasileiro de 85, que o interior se destaca bastante. Não esquecendo o campeão de 78, o Guarani de Campinas. Times como Bragantino, Inter de Limeira, Brasil de Pelotas, etc., nos dão orgulho de gostar do futebol. Citei esses três porque foram os destaques dos anos 90, assim como Juventude, Caxias do Sul e Ituano. Bragantino inclusive que colocou no mercado o grande Vanderlei Luxemburgo, que chegou ao Real Madrid em 2005. 
Vou dar destaques pros times paulistas, pelo motivo de que realmente foi o grande destaque. Começando o destaque paulista no final dos anos 80, com o título paulista de 1987, do Internacional de Limeira, logo depois de três anos, o Bragantino foi o campeão, com destaque pro vice, que foi o Novorizontino. Depois de doze anos, entramos na era de destaque do interior paulista.
Em 2002, o Ituano, ganhou o Paulistão, apesar de muitos considerarem inválido, pois os grandes não participaram, pelo motivo de que participaram do Torneio Rio-São Paulo. No ano seguinte, o Galo Rubro Negro conquistou o Campeonato Brasileiro da Série C, importante para os anos seguintes. No mesmo ano, mesmo não sendo do interior, o São Caetano, chegou na quarta colocação da Série A do Brasileiro, exaltando ainda mais o futebol não-capital. No ano que o Ituano foi campeão paulista, o Azulão teve o grande feito histórico que levou o time ao vice campeonato da Libertadores, perdendo pro Olímpia-PAR na grande final. Em 2004, foi campeão Paulista da Série A1. Também em 2004, outro time do ABC foi destaque, sendo campeão da Copa do Brasil. Quem não lembra de Sandro Silva na final contra o Flamengo-RJ no Maracanã? Em 2005, o interior voltou a se destacar, com o Paulista de Jundiaí sendo campeão da Copa do Brasil contra o Fluminense no Jayme Cintra, outra grande título. Em 2006, tivemos a brilhante campanha do Ituano no Brasileiro da Série B, ganhando de times como o Atlético Mineiro, que ficou conhecido como "Briga de Galos" no Mineirão, ganhando por 2 a 1. Dois anos depois, a Ponte Preta foi vice campeã paulista, perdendo pro Palmeiras na grande final. 
Depois disso, o interior se calou por um tempo. Voltando em 2013, com o vice campeonato da Ponte Preta na Copa Sul-Americana, perdendo pro Lanús da Argentina fora de casa. Cá entre nós, a Ponte sempre fez campanhas de destaques, mas nunca conquistou nada! E em 2014, vocês bem se lembram. Ituano Bi- Campeão Paulista contra o Santos, vencendo o primeiro jogo pro 1 a 0 e o segundo perdendo no tempo normal pelo mesmo placar, mas ganhando nos pênaltis por 7 a 6. 
Fica no ar, será que o interior está voltando a se destacar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humor #55 - Bitch, Please

Ronaldo é fenômeno, literalmente

A rápida ascensão do Grêmio Barueri

A década de 2000 foi um período de grandes glórias para os times do estado de São Paulo. O São Caetano chegou à final de uma Libertadores, Santos André e Paulista sendo campeões da Copa do Brasil, o mesmo Paulista e seu rival Ituano por pouco não chegando na Série A do Brasileiro, entre outras campanhas de destaque. Mas hoje iremos falar sobre um time que teve um sucesso muito rápido, e um descenso melancólico, falaremos do Grêmio Barueri, um time que chegou até a Série A nacional, e hoje não joga nem a segunda divisão paulista. Fernandinho, um dos principais astros daquele time de 2009 O INÍCIO DA ARRANCADA O Grêmio Recreativo Barueri foi fundado lá em 1989, mas só começou a jogar no profissional em 2001, a Série B3(sexta divisão naquela época) do Paulistão. E foi subindo, subindo, subindo, até que em 2006 foi campeão da Série A2, e conseguiu uma vaga para a Série C do nacional. Sendo o orgulho da cidade que nunca teve algo tão extraordinário, o clube(que já era empresa, mas

Clássicos #1 - Palmeiras vs Corinthians

Começa hoje, o quadro Clássicos. é um resumo de todos os clássicos que acontecem nesse brasileirão. Eu iria começar no #SanSão mas foi muito em cima da hora, e nem deu pra pesquisar legal. Então começa com o maior clássico brasileiro. Esses tempos atrás, foi eleito como o nono maior clássico do mundo! Então há de que se orgulhar. Acho que o que mais lembra, foi aquele histórico jogo onde o famoso Edílson, fez a embaixadinha, e os jogadores do Palmeiras ficaram furiosos. O fato aconteceu pela zoação dos alvi-verdes que tinham eliminados os alvi-negros na quarta-feira pela Libertadores. Foi uma pancadaria só. Outro jogo também que marcou a história desse clássico, foi a semi-final em 2000, pela própria Libertadores. Aquele jogo foi inesquecível. Eu não tinha nem noção do que era futebol na época, mas vi o sofrimento corinthiano. Agora uma alegria para a Fiel Torcida. Quem não lembra de 2011, Corinthians e Palmeiras, por duas vezes foi grandes decisões. A primeira, pelo Paulistão. O Palme